Preparar-se para a amamentação

 

A preparação para a amamentação é importante, pois amamentar requer instinto mas também informação e aprendizagem.

Uma das dúvidas mais recorrentes na gravidez é: “devo preparar os mamilos para a amamentação?” A resposta é NÃO. Não é recomendável realizar massagens, fricções, aplicar cremes ou qualquer outro produto – estes processos podem ser contraproducentes e favorecer o aparecimento de irritações e gretas. Os mamilos precisam de ganhar calo? TAMBÉM NÃO. Pelo contrário, com a amamentação o mamilo vai ficando mais flexível.

Na aréola e em torno do mamilo existem glândulas – glândulas de Montgomery – que produzem secreções lubrificantes e antibacterianas que protegem e hidratam de forma natural os mamilos e a mama. Estas substâncias secretadas também podem servir de estímulo olfativo para o bebé após o nascimento, por isso é importante não colocar nada na mama durante a gravidez ou após o nascimento.

Então qual é a preparação para a amamentação que posso fazer?

Consciência

Em primeiro lugar, considero importante conhecer bem a sua motivação para amamentar. Já se perguntou a si mesma por que quer amamentar? Ter consciência corporal, da anatomia, forma e sensibilidade do seu corpo também ajuda. Como imagina que vai vivenciar esta experiência a nível corporal?

Informação

Ter acesso a informação fiável, útil e prática, baseada em evidências, sobre anatomia e fisiologia mamárias, produção de leite, pega e posição, o conceito de livre demanda, o impacto do parto na amamentação, contacto precoce pele-a-pele… etc.

É importante que esta informação chegue também ao pai e outros familiares e amigos.

Na Rede Amamenta temos um programa de esclarecimento pré-natal, onde abordamos todas estas questões. Pode consultar aqui mais informação.

Apoio

Ter um bom acompanhamento durante a gravidez e saber que na amamentação não estará sozinha é fundamental. Pode contar com informação apoio e ajuda real e prática sempre que precise. Na Rede Amamenta acreditamos que todas as mulheres que o desejem têm direito a ter apoio especializado na amamentação, procure aqui a Amamenta mais perto de si.

Conheça o nosso Grupo de Apoio à Parentalidade – Dá.me Maminha, onde disponibilizamos informação fidedigna e conteúdo de excelência, totalmente gratuito.

 

Laura Orion, Assessora de Lactação e Consultora de babywearing em Amamenta Viseu, formada em Psicología Perinatal.

Pode interessar-lhe também:

Referências bibliográficas:

  1. Noelia Prieto, Manual de la Asesora de Lactancia de Formaciones EnEsencia.
  2. Asociación El Parto es Nuestro: www.elpartoesnuestro.com
  3. El bebé es un mamífero (Michel Odent)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *