Amamentar, a continuação de uma historia de Amor

 

A amamentação, além de fornecer e reforçar as defesas do corpo do bebé, também tem uma “acção imunológica” em termos emocionais. A amamentação cria um vínculo de possibilidades maravilhosas entre mãe e filho, uma relação amorosa de enriquecimento mútuo, pois é um canal de comunicação entre os dois.

 

A relação de amor que existe com a amamentação é muito gratificante para ambos. O bebé estimula e provoca na sua mamã sentimentos e respostas, respostas estas que o estimulam sensorial e afectivamente. Como todas as histórias de amor, é um dar e receber constante.


Mas falar desta relação de amor como algo que começa no nascimento, negaria todas as experiências na gravidez. É dentro da barriga que o bebé experiencia o amor pela primeira vez, o movimento, o calor, o ritmo do batimento cardíaco, a alimentação contínua através do cordão umbilical no momento certo com a medida certa.

 

A amamentação é a continuação deste estado de plenitude que implica contacto e alimentação se não contínuos, muito frequentes. 

Ao falar deste vínculo afetivo através da amamentação, o objetivo não é comparar, julgar nem culpabilizar nas situações que a amamentação não acontece ou não acontece em exclusivo. Em situações de dificuldade na amamentação* onde é preciso oferecer suplemento de leite materno e/ou artificial ao bebé com outros métodos, podemos sempre continuar a desfrutar do amor com o nosso bebé quando o alimentamos, fazendo-o com frequência, reproduzindo o ambiente íntimo, no contacto pele a pele, olhando nos olhos…

 

Cabe a quem faz parte desta maravilhosa relação de amor, familiares, amigos, profissionais, entre outros, informar e ajudar quando e como solicitado, apoiar e acompanhar desde o respeito e amor cada situação única e maravilhosa como merece.

*Se tem dificuldades na amamentação procure apoio presencial, quanto mais cedo procurar apoio, mais fácil será adotar as medidas adequadas a si e ao seu bebé em particular. Poderá procurar a Amamenta mais próxima de si em www.amamenta.net/onde-estamos. Se não encontrar uma Amamenta no seu distrito, contacte-nos.

Desfrutem do Amor, todos os días!

Laura Orion

 

(Dia 22 set. 2017 )WORKSHOP ONLINE “O QUE ESPERAR DO PÓS-PARTO?”
Vamos abordar os seguintes temas principais:
  • As necessidades e processos emocionais da mãe e do bebé no pós-parto
  • O inicio da amamentação
  • O papel do pai e do resto da família, como acompanhar?
  • Contacto pele com pele, o conceito de “gestação externa”
  • Babywearing um grande aliado. Como praticar com segurança

Obtém mais informação aqui

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *