O leite materno também pode ajudar os bebés e crianças no seu uso tópico, neste artigo vou contar-te 3 formas diferentes de usar o leite materno:
(Atenção! As informações contidas neste artigo não substituem nem contradizem as recomendações e acompanhamento médico)
Afecções da pele: a aplicação directa na pele pode melhorar os sintomas de certas afecções tais como dermatites, pele atópica, irritações, eczemas, urticárias, tanto no bebé como na mãe. É muito comum a recomendação de colocar umas gotas de leite no mamilo no fim de dar de mamar ao bebé para hidratar e proteger a pele, assim como o seu uso directo em situações de conjuntivite e /ou otites. No entanto é preciso ter cuidado, o leite materno é um líquido vivo cheio de microorganismos e em algumas situações o equilíbrio bacteriano pode estar alterado, em situações de mastite ou suspeita de infecção, ductos obstruídos, etc. o uso tópico do leite materno em gretas, feridas abertas ou mucosas é desaconselhado.
Desconforto dos primeiros dentes: muitas vezes o nascimento dos primeiros dentinhos traz dias agitados, alterações de sono, irritação…para o alívio da dor e inflamação das gengivas o frio ajuda imenso, por isso fazer gelados de leite materno pode ser uma ideia maravilhosa! Deverás usar leite fresco, ou seja leite que não tenha sido congelado antes e colocar por exemplo numa cuvete de fazer cubos de gelo e colocar um palito para gelados, também existem formas próprias para fazer gelados, procura umas pequenas.
Higiene: Um sabonete feito com o teu leite materno é sem dúvida o melhor producto para o banho do teu bebé, amacia, hidrata, protege a pele e ajuda em situações de irritações, pele atópica, crosta láctea, picadas, dermatites… Em parceria com Aromas de Viseu fazemos sabonetes com o vosso leitinho por encomenda, queres experimentar? informa-te aqui:
Desejo que tenhas gostado destas ideias sobre outros usos que podes dar o teu precioso leite materno. Comenta aqui qualquer questão ou dúvida e partilha as tuas experiências.
Muitas felicidades e grata por estar aí!
Laura Orion
Mãe, Psicóloga, Assessora de lactação e babywearing, instrutora de massagem terapêutica do bebé.